Antonio Vavá Cavalcante é doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre a influência do pensamento político romântico no patrimônio histórico e cultural. Mestre na mesma área pela USP, estudou autodeterminação, nacionalismo e direito internacional. Graduou-se em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Inglesa, tendo concluído parte da formação na University of Georgia (EUA), onde estudou linguística histórica, literatura anglo-americana e antropologia.
Atuou como pesquisador bolsista do CNPq e CAPES, participando de centros de pesquisa, cátedras e comitês. Especializou-se em negociações internacionais pelo IRI-USP, observação eleitoral pela OEA/USP e direitos humanos pela Universidade de Oxford e UNESCO. Foi membro do Centro de Pesquisas sobre Proteção Internacional de Minorias (CEPIM-USP) e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-IRI). Também integrou a Comissão de Filosofia do Direito na OAB/SP e é pesquisador associado da Cátedra José Bonifácio pelo Centro Ibero-Americano da USP (CIBA-USP).
Tem experiência com advocacy e políticas públicas, atuando no projeto ProMigra, voltado à defesa dos direitos de migrantes em São Paulo. No campo cultural, é representado pela CasaGaleria, tendo participado de exposições e editais como PROAC, além de eventos na FUNARTE, Câmara Municipal de São Paulo, Pinacoteca de Santos e na Feira Literária de Bologna.
Publicou artigos e livros sobre política, direito e artes. Entre suas obras destacam-se “Mercúrio e Vulcano: O Livro das Imaginações” e “The Pretty Lady and the Girl Who Lives Next Door”. Escreveu capítulos sobre democracia e relações internacionais e participou de catálogos de exposições. Também colabora com revistas acadêmicas e culturais, além de ter ilustrado capas de livros.
No meio acadêmico, lecionou disciplinas como Pensamento Político Moderno e Clássico e foi assistente acadêmico em cursos de graduação na USP. Realizou diversas formações complementares em direito, arte e política. Como artista visual, expôs em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, abordando temas como patrimônio cultural e identidade.