Maristela Sanches Rodrigues é uma mulher latina-americana, mulher e mãe, mulher e arte-educadora, mulher e artista, natural do Estado de São Paulo, nascida em 01 de maio de 1966, sob o signo solar de Touro e em plena ditadura militar brasileira.
Atua como artista desde 2016 em feiras de arte locais e regionais no Estado de São Paulo e em editais de Instituições Culturais, Salões, Residências e outros. Suas pesquisas perpassam visceralmente as questões ambientais – especialmente o universo botânico e marinho – bem como, a memória como constitutiva do desejo e do repertório gráfico e a delicadeza dos processos de feitura manual, que demandam um tempo de desconexão do cotidiano automatizado na vida contemporânea. Sua produção artística transita sobretudo pelas linguagens do desenho, da fotografia e dos livros de artista.
Teve um de seus trabalhos publicados como capa da Revista Cartema (UFPE/UFPB), na edição de Abril de 2023. Participou do 15º Salão de Arte Bunkyo, São Paulo, em 2023. Participou da exposição Ecos: a natureza que nos cabe, na Casa Galeria, São Paulo, em 2024.
Atua como docente de arte desde a década de 1990. Sua produção acadêmica inclui publicação/apresentação de artigos em congressos e capítulos de livros, bem como, orientação de mestrado em artes visuais e participação em bancas de qualificação e defesa de mestrado/doutorado e de trabalhos de conclusão de curso. Atua institucionalmente com projetos de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de desenho, plástica, arte contemporânea e ateliê.