GONZALO FONSECA TORRES – BOGOTÁ – COLÔMBIA
Exposição: Fragilidades Contemporâneas
Gonzalo teve formação na Escola de Bacharelado Acadêmico de Gachancipá, Cundinamarca, e especialização na Escola de Artes Visuais Pierre Moor (Suíça), onde ganhou bolsa de estudo. No ateliê Pierre Moor aprendeu as técnicas de pintura e escultura. Expôs na Suíça, Colômbia, Itália, Santos e, agora, apresentará doze trabalhos na Casagaleria Loly Demercian, em São Paulo, no período de 1º a 22 de Outubro de 2011.
Com inegável sensibilidade, desenvolveu um conceito extraordinário de criação artística. Influenciado pelo artista plástico Alejandro Obregón Rosés, seu olhar voltou-se para a miséria, mais especificamente para as pessoas solitárias e abandonadas nas ruas das grandes metrópoles. Usa cores tonais baixas, às vezes com pinceladas sutis de vermelho, evidenciando uma cena que é a realidade vivida, envolvida e escondida no próprio mundo do quadro, como se entre sombras e formas, aparecendo-se as figuras do personagem ali registrado, fosse compreendida uma resposta para sua fragilidade no mundo das grandes metrópoles.
Gonzalo consegue criar num espaço quase sempre contínuo e sem fissuras o universo que, embora parecendo surreal em alguns momentos e perspectivas misteriosas, é sempre uma realidade possível como forma plástica de expressão social. Suas obras nos remetem a um lado obscuro de nossas consciências, revelando-nos um abismo de onde é impossível sair sem antes aprender a refletir a verdadeira luz que a alma pode alcançar.
Com dimensões plásticas de inquietude, o artista expressa sua obra como uma mensagem de sua fé, esperança e solidão, revelando o que há de mais humano e, ao mesmo tempo, mais obscuro na vida de todos nós.
Como dizia Proust: “Essa relação de reciprocidade é que constrói a arte, pois nos remete a tempos, formas e significações que, mais que transmitir mensagens, são a essência do original”.
Loly Demercian