A mostra “Por um dia” – duas exposições individuais simultâneas das artistas Sheila Ortega e Ana Carmen Nogueira, com a participação especial da artista convidada Marietta Toledo – faz parte do projeto 2+1. A professora Dra. Silvia Meira elaborará o texto crítico, especificamente sobre Sheila Ortega.
Por um dia, nome dado pela curadoria, envolve artistas com trajetórias singulares, que desafiam a conexão e o deslocamento das coisas. O que fazemos por um dia? O que guardamos por um dia? O que sentimos por um dia?
Bergson, falando sobre lembranças, esclarece que é o momento em que nosso ser se soma à imagem recortada que recebemos de fora, nossas percepções diante dos estímulos cotidianos, que nos afetam.
Paul Ricœur, citando Santo Agostinho, lembra que o vínculo original da consciência com o passado parece residir na memória. Não se podem transferir as lembranças de uma memória para a memória de outro.
A memória é um modelo da minha idade, de posse privada, para todas as experiências vivenciadas pelo indivíduo. “A memória é passado, e esse passado é das minhas impressões. Esse passado, portanto, é o meu passado.”
Sheila Ortega e Ana Carmen Nogueira fazem dessa lembrança um vínculo orientado pela passagem do tempo, em mão dupla: do passado para o futuro, de trás para frente, mas também do futuro para o passado, através do presente vivo, uma espécie de prognose póstuma. É nesse presente vivo que se fará a exposição “POR UM DIA”, ou seja, uma elaboração e expressão de pensamentos fragmentados em relação à lembrança.
Por Loly Demercian